quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jogue suas expectativas no Oceano

"Aja sem expectativas." ~Lao Tzu
Seu stress, desapontamento, raiva, irritação vem de pequenas coisas?

Praticamente tudo isso vem de suas expectativas, quando os eventos (inevitavelmente) não se desenrolam como esperado. Nós criamos essas expectativas em nossa mente sobre como as pessoas deveriam ser, como nossa vida deveria ser, como os outros deveriam se comportar.... e sim, é tudo imaginação, nada disso é real. E quando a realidade se choca com a imaginação, desejamos que o mundo fosse diferente.

Existe uma solução simples para isso:

Pegue suas expectativas e jogue no oceano.

Junte toda essa expectativa que você tem da sua vida, seua esposa, suas crianças, seus colegas, seu trabalho e de todo o resto do mundo. Tire isso de dentro de você e simplesmente jogue no mar. O que vai acontecer com elas? Elas vão boiar. Serão carregadas pelas ondas, levadas pelas correnteza para longe, é só vocês deixá-las ir.

Agora, viva sem expectativas.

Como é viver sem expectativas? É viver a vida como ela realmente é, ver as pessoas como elas são, e não como você acredita que sejam, sem tentar força-las dentro do personagem imaginário que você criou para elas, é ver as coisas como elas são. Essa é a vida em que você não terá mais desapontamento, frustração ou raiva - e mesmo se você tiver, você aceita isso e deixa para lá.

Isso não quer dizer que você para de agir - você pode agir de acordo com seus valores, e pode sim influenciar o mundo, mas não crie expectativas sobre como o mundo reagirá a suas ações. Se você faz algo de bom, você não precisa esperar por congratulações. Deixe essas expectativas de reconhecimento se dissipar nas ondas do mar. Faça bem feito por gostar de fazer bem feito.

Você não precisar "forçar" nada. Simplesmente preste atenção nos seus pensamentos. Observe bem onde estão suas expectativas, entenda elas, e depois deixe que elas se dissipem.

Se você começa a desejar que os acontecimentos dêem uma guinada a seu favor, ou que alguém faça algo que você queira, observe esse "querer", é como se você esperasse que o mundo inteiro tivesse que se adaptar a sua expectativa. Então simplesmente se desfaça dela.

Deixe que as águas do mundo limpem nossa mente, e assim andaremos com serenidade num mundo que já é maravilhoso, independente de nossas fantasias.

-------------------------------

Post Original: http://zenhabits.net/ah/

Nenhum comentário:

Postar um comentário