sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Como ter o melhor ano de sua vida sem definir nenhum objetivo

Comece o ano fazendo algo diferente: não faça nenhuma lista de metas.

Se a definição de insanidade é repetir a mesma ação esperando um resultado diferente, fazer resoluções de ano novo é o caminho mais seguro para a loucura. As resoluções são apenas uma utopia, um desperdício de tempo. São projetos que te induzem a acreditar que tudo que você precisa para mudar a sua vida é um plano. Mas os planos não funcionam, a vida é muito caótica e agitada para seguir um planejamento rígido.

O controle total da vida é apenas uma ilusão, para melhorar sua vida você deve focar nas pequenas coisas que você realmente pode mudar: seus hábitos diários.

A inutilidade dos planos

As melhores coisas da vida acontecem independentes de planos: amizades, paixões, novo emprego e assim por diante. Tente lembrar das melhores situações de sua vida e você verá que elas parecem ter acontecido do nada.

Se você quiser fazer um ótimo ano novo e sem frustrações deixe as metas de lado, não foque nos objetivos, simplesmente crie espaço em sua vida para o que realmente importa para você. Não é algo que você vai programar para mês que vem, são pequenas coisas que você vai fazer diariamente.

Em vez de focar no objetivo, foque no processo, em vez de fazer planos de um ano inteiro, faça planos diários. Se você precisa entrar em forma não adianta marcar seu resultado para o último dia do ano, você deve começar hoje, e não tente se enganar dizendo que o ano só começa depois do carnaval.

Se você criar o tempo necessário no seu dia-a-dia você não precisa se preocupar com os resultados, eles virão naturalmente.


Em vez de metas, missões

Desde que comecei a aprender mais sobre o zen eu tenho encurtado o tempo de "planejamento" para no máximo uma semana. Normalmente eu chamo isso de quest, um conceito que aprendi no RPG e tem sido bastante útil. A ideia é deixar algumas missões em mente para concluir em no máximo uma semana. Pode ser algo simples como acordar cedo todos os dias, malhar ou conhecer uma pessoa nova a cada fim de semana.

As quests não são rígidas e normalmente não têm data pois são focadas no processo e não no objetivo geral, dentre as minhas missões que tenho cultivado desde o ano passado vou citar algumas que certamente vão servir para todos.

Acordar cedo. Embora dormir seja uma das melhores coisas do mundo, acordar cedo tem seus benefícios. O mundo silencioso da manhã oferece poucas distrações e você terá mais tempo para focar em algumas tarefas diárias que precisam de concentração. Todo mundo que acorda cedo esporadicamente percebe que o dia é mais produtivo, além disso você não pega transito para ir trabalhar, acha uma melhor vaga de estacionamento (ou ônibus vazio), e tem muito mais energia para completar as tarefas do dia.

Produzir mais. Como dito em Waking Life o ser humano tem dois grandes defeitos que são os fatores principais de impedimento da evolução individual: o medo e a preguiça. Preferimos prometer pouco para fugir das responsabilidades, fazer o "mais ou menos" para que não esperem muito de nós. Mas aos poucos essa limitação se torna real e finalmente deixamos de produzir com a qualidade máxima que poderíamos simplesmente por que deixamos isso de lado por muito tempo. E isso não é apenas no trabalho, mas também nos hobbies e na vida intelectual. Quantas vezes vocês já fez algo simplesmente por fazer com o mínimo de esforço possível?

Conhecer gente nova. Relacionamentos são o que fazem o mundo girar. Quanto mais pessoas você conhece mais você expande seu mundo. Essa é uma das ideias que coloquei em prática tarde demais em minha vida e agora tento recuperar o tempo perdido, a quest se resume em conhecer uma pessoa diferente por semana, não apenas saber o nome mas conversar por um tempo, ouvir. Além disso manter o relacionamento, tentar saber mais sobre as pessoas a sua volta, cultivar amigos em vez de conhecidos. Todo mundo tem uma história e uma visão de mundo diferente, se deixarmos nossa mente aberta para a experiência dos outros podemos aprender muito mais sobre o mundo e até sobre nós mesmos.

Generosidade prática. Quando você tem objetivos rígidos de longo prazo eles também servem de justificativa para você não se doar para as pessoas, você foca tanto em si mesmo que esquece do mundo a sua volta. Doe seu tempo, dinheiro, serviços e ideias para as pessoas, o custo disso é muito menor do que o que você vai colher. Quando você está disponível para ajudar você se aproximará mais das pessoas, fará mais amigos e será visto como alguém confiável.

Manter a forma. Um dos objetivos de ano novo da maioria das pessoas é ter um corpo em forma, só que mais uma vez existe a ilusão de que tendo isso como objetivo o processo ocorrerá automaticamente, mas sabemos que não é assim. Manter um corpo saudável deve ser um hábito diário em duas questões principais: boa alimentação e exercícios físicos regulares. Não é algo que você deixa para fazer no último mês do ano, você tem que criar uma rotina diária para isso até que ela se torne natural. Muitas vezes eu perdia a vontade de ir ao kung fu num dia especialmente estressante, mas mesmo assim me forçava a ir e era a melhor coisa do mundo, nada melhor que um treino bem pesado para descansar a mente e renovar o espírito.

Ou seja, deixe de lado os objetivos de longo prazo e foque no hoje, tenha em mente as coisas que você deve fazer hoje, complete as quests e amanhã repita o processo. Desista da ilusão de controle, dos planejamentos rígidos e foque no caminho, como se esse fosse o objetivo.

-----------------------------------

Post original: http://zenhabits.net/best-year/

Nenhum comentário:

Postar um comentário