segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A vida como uma prática consciente

Quando aprendemos uma arte marcial, uma dança ou outro esporte, nós praticamos os movimentos de uma forma deliberada. Pela prática consciente e pela repetição nos tornamos bons nesses movimentos e eles se tornam cada vez mais naturais.

Tudo em nossa vida acontece da mesma forma, mas temos menos consciência das práticas cotidianas. Todos os dias nós repetimos movimentos, padrões de pensamentos e formas de interagir com as outras pessoas. Com a repetição desses hábitos nós nos tornamos bons neles. Se você verifica constantemente o Facebook ou Twitter, por exemplo, você se torna bom nesse hábito, embora não tenha muita consciência disso.

Quando você fuma, come junk food, ou fala de forma rude com as pessoas ou se sente depressivo, é como um treinamento e eventualmente você se torna bom nisso.

E se, em primeiro lugar, você praticasse habilidades e hábitos bons conscientemente?

O que você está praticando atualmente?

Pergunte a si mesmo quais são suas praticas atuais, qual tipo de treinamento você está fazendo e se tornando bom.

- Você está praticando acordar tarde ou acordar cedo? Está gastando mais tempo na cama e depois tendo que correr para compensar? Ou acorda mais cedo e tem tempo para tomar um bom café da manhã e fazer as coisas mais lentamente?
- Qual é sua primeira ação ao ligar o computador? Lê todo seu feed de notícias? E-mails? Status das redes sociais?
- Você é bom em deixar a louça suja e só lavar quando precisar, ou lava logo após usar?
- Você está treinando para viver num quarto bagunçado ou para mantê-lo organizado?
- Qual foi seu treinamento ao falar com as pessoas? Você se irrita com elas? É sarcástico, ríspido, rude? Ou está treinando para ser paciente e amável?
- Como você está treinando seu discurso? Você é do tipo que reclama da vida? Das pessoas? Do mundo? Ou você treinou para ser consciente de sua responsabilidade pela vida que leva?
- Você tem praticado a pontualidade ou o atraso? O foco ou a procrastinação?
- Qual tipo de alimento você se condicionou a comer? Lanches rápidos? Frutas? Verduras?
- Você é bom em perder tempo com várias distrações na internet, ou consegue ir atrás da informação que precisa sem se perder?
- Você tem treinado qual forma de entretenimento? Horas de televisão? Video games? Blogs de humor? Esportes? Literatura?
- Como você se condicionou a lidar com o estresse? Ficando de mal humor? Fumando como uma chaminé? Saindo para beber? Meditando? Descontando em outros?

Esses são apenas alguns exemplos, faça uma análise do seu dia-a-dia e veja quais são suas praticas, observe atentamente no seu treinamento diário, no que você está ficando bom. Quando você toma consciência da pratica de maus hábitos você também ficará consciente de que poderá mudá-los e praticar bons hábitos da mesma forma.

Como praticar

O primeiro passo é a consciência. Quando você está consciente do que está fazendo você pode decidir se esse é um padrão de ação ou pensamento que você quer praticar.

Ou seja, o primeiro treinamento é a própria consciência do que você está fazendo, você pratica o modo "manual" de viver em vez do automático. Esteja ciente da sua forma de pensamento e das suas ações. Não se julgue pelos maus hábitos, simplesmente tome consciência deles. Mantenha essa consciência durante todo o dia, treine, pratique.

Sei que isso não é fácil e você vai esquecer várias vezes e entrar no modo automático, afinal você treinou isso a vida inteira. Mas sempre que lembrar, mantenha a consciência no máximo de tempo que conseguir. Você pode até criar algum lembrete para isso, um post-it, um alarme, um e-mail, qualquer coisa que faça você "despertar".

Quando você ficar bom em ser consciente você terá o poder de mudar os hábitos ruins e praticar ações e pensamentos que considera ser bom. Conscientemente você vai repetir uma ação ou pensamento em que você quer até que se torne um hábito.

Mas vá com calma

Já vi muita gente desistindo da academia ou de algum esporte por que já começa querendo resultados imediatos. Elas se focam diretamente no objetivo e por isso o processo se torna doloroso e ingrato.

Você não será capaz de mudar todos os seus hábitos ao mesmo tempo, e se você tentar isso poderá trazer mais frustração do que recompensa. Comece devagar, o principal hábito que você deve trabalhar é a pratica de se tornar consciente de seus atos.

Quando você começar a viver no modo consciente você terá uma ideia clara do que poderá mudar primeiro. Não seja duro consigo mesmo, esse é um trabalho árduo e é possível que você falhe. Experimente mudar pequenas coisas, o sucesso nas mudanças menores te dará força de vontade para as maiores.

Se você pretende ter uma alimentação saudável você pode começar trocando apenas um item, se vai fazer dieta coma apenas um pouco menos em cada refeição em vez de passar fome, você pode caminhar antes de começar a correr ou malhar, se vai parar de fumar tente primeiramente aliviar o estresse ou ansiedade de outras formas.

Todo treinamento de uma nova habilidade demanda tempo e paciência, não vá com muita sede ao pote, não foque no resultado final, simplesmente fique atento ao processo, atento nas ações, pensamentos.

Essa não é uma prática em que você deve esperar atingir a perfeição, é uma prática em que você ficará desperto. Imagino que todos vocês, vez ou outra, já sentiram que perderam uma semana inteira apenas pelo fato de não se lembrarem de absolutamente nada que fizeram. Esse é o modo automático, você ficou tão bom nisso que não precisa nem pensar mais. A prática principal aqui é estar consciente, é sair do automático, é fazer as coisas deliberadamente, pensar nas ações e discurso, perceber a todo momento que está vivo e saber quem você é.

--------------------------------

Post original: http://zenhabits.net/conscious/

Nenhum comentário:

Postar um comentário