sexta-feira, 23 de agosto de 2013

13 Dicas para que você se torne uma pessoa mais feliz

Muitos de nossos hábitos podem se mostrar grandes obstáculos para nossa felicidade, nos deixando presos em padrões negativos de ações e pensamentos.

Abaixo vamos analisar 13 hábitos que poderiam ser banidos, mudados ou reprogramados para que deixem de ser obstáculos entre nós a tão almejada felicidade.

"O ser humano possui uma propensão inata para a auto-realização. Se os obstáculos forem removidos, acreditava Horney, o indivíduo se desenvolverá e se transformará num adulto maduro plenamente realizado." Yalom

1 - Pare de reclamar

Todos os dias você terá percalços e lidará com fatores externos que não são de seu agrado, seja trânsito, tempo, trabalho e uma infinidade de outros motivos para reclamar. Só que reclamar por reclamar não resolve o problema, na verdade dá foco ao problema, te deixa de mal humor, te coloca pra baixo e gera raiva. Você não pode escolher fugir de todos os infortúnios da vida, mas pode escolher a forma de lidar com eles, ou fica reclamando como uma criança birrenta de mal humor, ou simplesmente ignora e segue sua vida. Parar de reclamar não há contra indicações, você não perderá nada com isso e as pessoas ao seu redor vão agradecer, afinal, existe coisa mais chata do que pessoas reclamonas?

"Diga ao comitê de negatividade que se reúne dentro de sua cabeça, para se sentar e calar a boca." Martin Seligman

2 - Desista de ter sempre razão

Muitos de nós levamos muito a sério as opiniões e visões de mundo de forma que passamos a discutir exaustivamente com todos a nossa volta, apenas para demonstrar que estamos certos sobre alguma coisa, como se isso tivesse alguma importância. No final das contas você apenas desgasta as suas relações com tantas discussões inúteis. Quando você deixa de lado essa necessidade de estar sempre certo você melhora todos os seus relacionamentos por que diminui os confrontos. Não importa se você está certo ou não, cada um tem seu próprio ponto de vista sobre a vida, ao aceitar, em vez de confrontar você entrará num estado de serenidade e não desgastará o relacionamento com as pessoas a seu redor. Afinal, você prefere estar certo ou ser feliz?

Ou ainda: "Você prefere estar certo ou ser gentil?" Wayne Dyer

3 - Pare de alimentar a negatividade

Normalmente a maior parte de nossos obstáculos são criados por nossa mente, defeitos imaginários e irreais que nos impedem de evoluir e sair de um ciclo vicioso de autocomiseração. Temos a mania de deixar de tentar porque, mentalmente, damos foco apenas a um resultado negativo, mas a verdade é que não podemos ter certeza de nada antes de efetivamente testar empiricamente. Portanto retire seus obstáculos mentais, se desfaça de todos os "nãos" internos e vá testar no mundo se as coisas vão dar certo ou não.

"Não há como escapar de um inimigo que vive dentro da sua cabeça" Anônimo

4 - Deixe seus medos de lado

Imagine como seria sua vida se você não tivesse medo? Se esse obstáculo fosse retirado de sua mente você aproveitaria mais do mundo e da vida. Num dos diálogos mais interessantes de Waking Life o personagem questiona: "Falando sobre obstáculos da evolução, qual é a característica mais marcante do ser humano: medo ou preguiça?".

5 - Desapegue

O apego é o principal ingrediente do medo, ao se apegar a objetos ou pessoas você já automaticamente é impregnado do medo de perdê-las. O ato de se apegar também cria um vinculo ilusório de que você necessita daquilo para ser feliz, o que é completamente irracional. Portanto desapegue, viva aproveitando ao máximo daquilo que está a sua volta, mas não dependa de nada disso para se sentir satisfeito com a vida.

6 - Deixe de fazer críticas

Tendemos a fazer criticas "construtivas" sobre pessoas, obras e ações, como se pudéssemos melhorá-las de algumas forma. No entanto esquecemos que estamos viciados em nosso próprio ponto de vista sobre a vida e o fato de acharmos que algo seria melhor dessa ou daquela forma só diz respeito a nosso própria visão egocentrista. A vida é feita da multiplicidade de formas, obras e visões, querer que o mundo se molde a nossas críticas é ilógico e improdutivo. Portanto na próxima vez que for tecer uma crítica pense duas vezes, confira se ela não está sendo feita apenas para alimentar seu ego.

7 - Não procure por culpados

As coisas são como são. Em geral os acontecimentos são mais caóticos do que queremos acreditar. O nosso vício pelo controle cria a ilusão de que nossas ações tem grandes efeitos sobre o acaso, mas vivemos sobre um contexto extremamente complexo, o caos tece os acontecimentos indiferente às intenções dos humanos. Portanto pare de culpar a si e aos outros, veja que o fluxo de acontecimentos cria cenários imprevisíveis, aceite-os e se adapte a eles.

8 - Pare de tentar impressionar as pessoas

Será que na maior parte de sua vida você estava tentando se encaixar em arquétipos sociais? Estava se vestindo para ser reconhecido pelo grupo, estudando para seguir a profissão de seus pais ou sendo o tipo de pessoa que é vista como "ideal" em sua religião? Onde exatamente está "você" nas decisões que você toma? E se existisse mais de si em sua forma de vestir, nas suas ações, em seu discurso? Você tem uma personalidade única entre 7 bilhões de pessoas, por que você está perdendo tempo em ser o que os outros acham que você deve ser, em vez de se tornar uma versão melhorada de si mesmo? Imagine como você estaria hoje se não estivesse vivendo sob a expectativa dos outros, imagine como seria sua vida se tivesse essa liberdade, imagine você por si mesmo.

9 - Pare de tentar controlar

Situações, eventos, pessoas e praticamente tudo que nos rodeia não podem ser controlado por nossa vontade, ainda sim temos a ilusão de que temos algum controle sobre o mundo (mal temos controle sobre nosso próprio humor!). A ilusão de controle cria um dos maiores males da humanidade: a expectativa. Você espera que o mundo funcione de certa forma, mas o tempo todo ele vai se rebelar contra suas vontades para gerar nada mais que frustração. Se liberte da ilusão de controle e aceite as pessoas e o mundo como são, aceite as situações como se as tivesse escolhido.

10 - Deixe o passado no passado e o futuro no futuro.

Tudo que você tem é o dia de hoje, ainda sim a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo remoendo o passado ou planejando o futuro. Remoer o passado mudará o passado? Claro que não. Algum planejamento do futuro já aconteceu exatamente conforme sua expectativa? Imagino que não. De fato não temos nenhum controle sobre nenhum dos dois, por que então deixamos nossa mente vagar tanto tempo por essas ilusões?

11 - Não viva de acordo com as expectativas dos outros

Os "outros" parecem ser uma preocupação constante em nossa sociedade, crescemos ouvindo nossos pais falando para não fazermos isso ou aquilo pelo que "os outros" vão pensar. Fomos condicionados a temer e tentar impressionar "os outros". Mas imagine um cenário em que você não tivesse que se preocupar com "os outros"? Imagine se pudesse vestir como quiser, falar como quiser, ir onde quiser, sem se preocupar com "os outros"? O quanto esse medo dos "outros" está tirando sua liberdade? O quanto isso se porta como obstáculo entre você e sua felicidade?

12 - Pare de se justificar

Muitas vezes quando nos deparamos com um discurso sobre mudança (como esse texto, por exemplo) a primeira coisa que nossa mente faz é se proteger e gerar vários escudos com justificativas completamente ilusórias para que você permaneça no status quo "é fácil falar para quem não tem nada a perder", "se eu fosse bonito não precisaria me preocupar", "só não se preocupa com 'os outros' quem tem dinheiro" e por ai vai. O fato é que as justificativas são apenas a expressão de seu medo de mudança e, ao contrário do que você quer acreditar, elas não convencem nem a você, nem a ninguém.

13 - Pare de resistir à mudança

Se sua vida é perfeita e você está plenamente satisfeito com ela, então continue vivendo da mesma forma que vive. Se não é, então você precisa de mudança. Existe um curiosa forma de irracionalidade no discurso das pessoas, elas falam que gostariam de ter uma vida melhor, mas não gostariam de ser diferentes do que são. É como se elas quisessem com todas as forças que o mundo inteiro mudasse para sua satisfação, não percebendo que é muito mais lógico mudar a si. Nossa mente é viciada em comodismo e sempre vai lutar contra a mudança, e isso não é nossa culpa, fomos condicionados a temer mudanças externas, e chegamos no absurdo de temer mudanças internas. Achamos que ao nos tornarmos pessoas diferentes perderíamos nossa individualidade, portanto acabamos por cultivar mesmo os defeitos, achando que eles são parte de nossa essência. Assim nos defendemos de qualquer forma de mudança, parte por medo, parte por preguiça.

--------------------------

Praticamente reescrevi, texto original: http://worldobserveronline.com/2012/04/25/15-things-you-should-give-up-to-be-happy/

Nenhum comentário:

Postar um comentário