quinta-feira, 27 de julho de 2017

10 Rituais de concentração para melhorar o seu dia

"Sorria, respire e vá devagar."
Thich Nhat Hanh, monge budista zen

Quando chega no final de seu dia você sente que viveu plenamente? Ou sequer sabe o que fez durante todo o dia?


Por muitos anos eu tenho vivido no modo automático, vendo os dias passarem rapidamente, todos eles muito parecidos um com os outros tanto que mal lembrava o que tinha feito no mês anterior, semana anterior, ou mesmo o que tinha comido no almoço de ontem.

Preso na rotina de trabalho, estudo e festas de fim de semana eu mal pensava sobre para onde eu estava indo com minha vida, simplesmente mantinha a rotina e via as coisas acontecerem de forma parecida quase todos os dias.

Eu vivia no modo automático da vida, não parava para pensar sobre o que estava fazendo, é como se eu estivesse em estado de suspensão num eterno preludio para o começo de algo muito importante em minha vida, algo que nunca veio de fato.

Existem alguns poucos momentos em que é possível sair do automático e, em geral, eles acontecem junto com fatores externos que fogem de nosso controle. É como se o mundo desse uma sacudida na gente, por algum tempo ficamos novamente vívidos, acordados para nossa própria vida, mas aos poucos voltamos novamente para o modo automático.

Viver com a consciência no aqui e agora é algo muito difícil, principalmente dentro de uma sociedade que está condicionada a olhar muito para o passado, futuro e outros lugares que não onde você está. É necessário recondicionar nosso cérebro para que consigamos voltar nossa atenção para o dia de hoje e para o lugar onde estamos agora.

Hoje não deve ser uma preparação para o amanhã. Hoje é o evento principal da sua vida.


Tenha consciência de si mesmo hoje, aqui e agora. Isso é bem mais fácil de falar do que fazer, eu sei, mas a única forma de sair do modo automático de viver é se lembrando de recuperar sua consciência o máximo de vezes possíveis durante o dia.

Entrar em um estado de alerta e atenção durante muito tempo não é tão simples como parece, portanto vou listar alguns rituais simples que faço durante meu dia para recuperar o controle sobre minha mente.

Rituais de atenção


Não pense em ritual como uma rotina insensata e impensada. Os rituais, quando bem elaborados e com foco em melhoria de vida, podem te ajudar muito a atingir objetivos. Feito com atenção, um ritual pode lembrá-lo de estar consciente. Feito sem pensar, um ritual não tem sentido.

Aqui estão alguns rituais simples que eu coloco em pratica em meu dia a dia para me manter consciente:


  1. Ao acordar sente-se em silencio e esteja consciente de quem você é, de onde você está, de que dia é hoje e qual será sua próxima ação. Eu sei que automaticamente eu vou levantar, fazer café, tomar banho e ir trabalhar. A ideia não é mudar essa rotina, a ideia é estar consciente dela. Durante esse momento de silêncio e de consciência você pode fazer um alongamento ou meditar, mas o mais importante é estar consciente de si mesmo e de tudo a sua volta.
  2. Escove os dentes. Eu suponho que todos nos escovamos os dentes, mas muitas vezes o fazemos enquanto pensamos em outras coisas. Tente concentrar-se totalmente na ação de escovar, em cada curso de cada dente, indo de um lado da boca para o outro. Você acaba fazendo um trabalho melhor e ajuda você a perceber o quanto fazemos no piloto automático.
  3. Coma com atenção. Desligue a TV (na verdade um ótimo hábito que você pode adquirir é desligar a TV para sempre), remova o computador e os dispositivos móveis. Se você está acostumado a comer assistindo TV ou mexendo no celular, comer sem eles parecerá chato, eu sei. E, no entanto, a menos que você faça isso, você não está realmente apreciando sua comida. Eu gosto de comer meu café da manhã com atenção, prestando atenção a cada mordida. Isso faz com que eu sinta o alimento melhor, coma mais devagar e com sentimento de gratidão.
  4. Lave sua tigela. Quando terminar de comer, lave seu prato imediatamente. Faça isso enquanto presta toda a atenção à sua lavagem, à água e espuma. Leia mais em Como ficar feliz a qualquer hora.
  5. Beba chá. Há algo antigo sobre a cerimônia do chá - e quando você toma chá como um ritual de atenção plena, você está se conectando com milhões de outros que o fizeram ao longo dos séculos. Faça sua própria cerimônia de chá - prepare o chá cuidadosamente e com atenção, despeje-o devagar, tome um gole com atenção. Veja se você pode reservar uma vez por dia para fazer isso, e isso irá transformar o seu dia.
  6. Caminhe lentamente. Eu gosto de tirar pausas do trabalho e sair para uma pequena caminhada. Caminhe lentamente, cada passo uma prática de consciência. Preste atenção à sua respiração, a tudo ao seu redor, aos sons, à luz e à textura dos objetos.
  7. Leia em silêncio. Encontre um momento de silêncio (as manhãs ou as noites são excelentes para mim), e um local tranquilo, e leia um bom romance. Não tenha televisão ou computadores nas proximidades e apenas mergulhe no mundo do livro. Pode parecer contraditório permitir que sua mente se mova do presente para o tempo do livro, mas é uma ótima prática em foco. Além disso ler é sempre bom.
  8. Olhe para alguém com gratidão. Todos os dias, encontre alguém com quem você se preocupa. Em vez de apenas ver o que você vê sempre, realmente olhe para a pessoa. Tente não fazê-lo assustadoramente. Veja essa pessoa pelo milagre que ela é, e seja grato por sua existência. Se você está se sentindo generoso, conte a essa pessoa o quão agradecida você por ela.
  9. Trabalhar com foco. Comece seu dia de trabalho, escolhendo uma tarefa que fará uma grande diferença em seu trabalho e eliminando tudo o resto. Basta fazer essa tarefa e não mudar para outras tarefas. A tarefa única é uma ótima maneira de encontrar o foco.
  10. Não se deixar entrar no modo automático. Das coisas mais difíceis nessa mudança comportamental está a parte em que você tem que lembrar de se tornar consciente. Estamos muito acostumados com o modo automático, portanto será necessário criar pequenos gatilhos para consciência, talvez olhar as horas, ou mesmo deixar um alarme. Mas o mais importante é parar e se colocar no momento presente. Aprendi com o hermetismo um ritual simples e poderoso para despertar essa consciência durante todo o dia. Todas as vezes que você se lembrar de parar para pensar, faça para si as seguintes perguntas e as responda da forma mais detalhada possível:
    - Quem sou eu?
    - Onde estou?
    - O que estou fazendo?

    Responder essas perguntas lhe trará para o aqui e agora e, por pelo menos algum tempo, você terá saído do piloto automático e vivido a vida de forma consciente.

Claro que esses rituais não são as únicas formas de viver plenamente consciente, mas são um ótimo começo, siga um ou todos, ou faça seus próprios rituais, o importante é que você consiga viver de forma mais consciente. Você vai sentir que fez mais, que foi mais produtivo, que, em suma, está vivendo de verdade.

-------------------------------

Texto original: https://zenhabits.net/ritual/

Nenhum comentário:

Postar um comentário