quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Como começar?

Nós somos seres cheios de projetos. Nossa mente é uma máquina de fazer planos futuros, inclusive grande parte de nossos pensamentos são voltados para essas nossas vontades de colocar algum plano em prática. De viver de certa forma em determinado lugar, de ser um tipo de profissional, de conseguir alcançar objetivos.

Mas simplesmente não começamos, seja por medo, procrastinação ou falta de tempo, acabamos por deixar nossos projetos, dos mais simples aos mais grandiosos, para depois, ou para nunca.

O segredo está em começar

Precisa de fazer exercícios físicos? Quer criar uma nova empresa? Um novo produto? Quer dominar uma nova área do conhecimento? Qual é o seu projeto?

A falta do início que mata a maioria dos projetos que serão sempre adiados pela procrastinação. O começo sempre parece muito difícil, principalmente quando você está focado no resultado.

Foque no começo, não no final

Nós temos essa mania de focar no resultado, criamos planos complexos sobre tudo que devemos fazer para conseguir concluir o projeto, e continuamos trabalhando mentalmente para que tudo fique perfeito, antes mesmo de começar.

Talvez seu desejo seja perder 10kg, por exemplo, você faz os cálculos de quanto tem que comer, quanto exercício físico tem que fazer e em quanto tempo conseguirá ficar em forma. Tudo já está metrificado e concluído em sua mente, só falta começar...

Talvez você queira lançar um produto novo no mercado, algo que vai revolucionar a vida das pessoas, tudo já está calculado em sua mente, o custo, necessidade de investimento, markerting, tempo de retorno, etc. Só falta um tempinho para começar.


O plano perfeito que não é colocado em prática não tem nenhuma utilidade

Obviamente o melhor jeito de começar qualquer coisa é pelo começo, por que diabos sempre nos esquecemos disso? Não olhe para o produto final de seu projeto, olhe para o primeiro passo, foque na primeira tarefa, e se ainda não estiver confortável com isso escolha a menor e mais fácil tarefa que você pode fazer no menor tempo possível. Mas comece!

Quer ter um físico perfeito? Coma só um pouco menos hoje. Ainda não tem coragem de entrar na academia? Coloque seus tênis e dê só uma volta no quarteirão.

O segredo é esquecer do resultado e focar no início. Pense em tarefas tão simples e fáceis que você não pode dizer não a elas.


Sabe aquele projeto inovador que vai revolucionar o mundo? Faça um protótipo, ou pelo menos uma pesquisa, ou simplesmente converse com alguém sobre ele, ou, pelo menos comece a escrever a primeira página do planejamento, mesmo que seja um rabisco em um post-it.

Não importa como você vai começar de fato, o que importa é começar. Não foque em tudo que você precisa fazer para finalizar, foque em fazer um pouquinho hoje, amanhã faça um pouquinho a mais e assim continue.

Seja qual for o seu projeto ela só vai "sair do papel se você começar", esqueça do plano geral e escolha uma tarefa simples, a mais simples que for possível e faça ela. Caso não existam tarefas simples, marque então pelo tempo, faça uma tarefa por um minuto ou dois, você não pode dizer não a uma tarefa pequena, ou 1 minuto de foco.

Comece um hábito e, se precisar, mate outro

Seres humanos são seres de hábitos, você já deve ter ouvido isso em algum lugar e talvez pensou que isso não tenha a ver com você, mas dê uma olhada em sua própria vida, você provavelmente acorda mais ou menos no mesmo horário todos os dias, toma o mesmo café da manhã, pega a mesma condução para a escola ou trabalho, almoça quase a mesma coisa todos os dias e definitivamente tem hábitos definidos para seus horários de descanso.

"Por mais longa que seja a caminhada o mais
importante é dar o primeiro passo."
(Lao Tsé)
Um de meus piores hábitos era rolar a timeline infinita do Facebook nas horas de descanso, eu poderia ficar horas olhando um tanto de informações que seriam esquecidas nos próximos minutos, era uma completa perda de tempo. O hábito que eu queria ter, ao chegar em casa, era o de leitura.

Portanto a equação era bem simples, eu matava um hábito ruim e criava um hábito bom. O começo era horrível, afinal o cérebro já estava condicionado, mas só é possível começar começando, então passei a deixar o celular de lado, não ligar o PC e me prontifiquei a ler por pelo menos meia hora antes de finalmente ligar o computador.

Outra coisa importante é: não se force demais. Muitas vezes ao começar algo novo, seja um projeto ou um hábito, acabamos nos exaltando no início e fazendo muito mais do que conseguiríamos fazer todos os dias. A ideia é criar um hábito, portanto o que você for fazer deve ser regular. Pense no seguinte, é mais fácil manter o hábito de correr 1h por dia, ou de caminhar 10 minutos por dia? Claro que o último, pois afinal ele é mais fácil, uma vez que você já tiver dominado a parte mais fácil, ai sim você vai aumentando lentamente o seu tempo e esforço, caso contrário fará igual eu já fiz várias vezes, começo com uma corrida de 8km em um dia e depois fico meses se correr.

Comece um novo empreendimento agora!

Agora que você já sabe os truques para iniciar e está pronto para canalizar sua energia criativa em um projeto novo, é hora de começar. E dessa vez não estou falando de um simples hábito, estou falando daquele projeto grandiosos que você está esperando o momento certo para colocar em prática.

O momento certo é agora, e você vai começar esse projeto hoje mesmo. Como já deixei claro acima não vislumbre o projeto completo, pense em como começar, escolha uma tarefa bem simples e comece hoje mesmo, agora, se possível.

Comece tão simples quanto humanamente possível. Quão simples você pode fazer esse novo negócio? Quão simples você pode fazer o produto? Se ainda não for suficientemente simples, torne-o mais simples.

Caso realmente seja um produto novo comece pensando no mínimo possível que ele precisa para funcionar, e se ainda não sabe o que é um MVP, vá agora no google e leia sobre o que é um Mínimo Produto Viável.

Mas não deixe de começar. É onde novos mundos são criados, novas jornadas iniciadas, novas vidas nascidas. Mesmo que seja apenas a leitura de um texto, uma pesquisa rápida, um rabisco no papel, mas comece, e comece hoje!

-----------------------------------

Dessa vez eu não traduzi literalmente, apenas me inspirei no texto original: http://zenhabits.net/begin/

Um comentário:

  1. Boa cara! Tem um conteúdo bem legal por aqui, vou ficar de olho. Continue alimentando o hábito de escrever aqui no blog, assim eu poderei alimentar meu hábito de encontar boas leituras! KKK valeu!

    ResponderExcluir