sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Entendendo e Abraçando a Impermanência

Ninguém pode prometer honestamente uma segurança total. Não há segurança que possa ser absoluta. Ninguém pode dizer com sinceridade a outro: "Não se preocupe, tudo ficará bem". Tais coisas estão além do controle de qualquer pessoa.


A impermanência controla tudo. Tudo é suscetível à mudança, tudo se transforma. Nada dura para sempre.


Sem impermanência, toda a vida seria impossível. Uma semente não poderia crescer em uma fruta, pois permaneceria como semente. Um menino não poderia se tornar um homem. Uma ideia não poderia se tornar um plano. As estações não mudariam e a primavera não chegaria.

Todas as coisas crescem, mudam e desaparecem. Todas as coisas, mesmo as mais fortes, se enfraquecem. Não apenas coisas físicas, mas também as intangíveis, como nossas formas de consciência. Incluindo nossos pensamentos, ideias, sentimentos, conceitos, estados de mentes, energias mentais e todos os nossos relacionamentos também. Todas as coisas são impermanentes e, ainda assim, nós tentamos basear nossa felicidade em coisas que permanecem como estão.

Quando tentamos tornar as coisas impermanentes permanentes, nós nos fazemos sofrer quando elas mudam.


Ainda sim, nos deparamos sempre com grandes desapontamentos e desastres pessoais quando aquilo que nos apegamos tanto muda de uma hora para outra. Ao ignorar a natureza transitória das coisas, vivemos como se estivéssemos em um sonho. Mas tudo muda e somos acordados para a realidade e acordamos confusos, entramos em pânico, caímos em depressão, tudo por que estávamos sonhando com nosso mundinho controlável e perfeito. Mas a realidade não é assim.

Não devemos ignorar a impermanência inerente que define a própria vida. Não importa quão fortemente nos apegarmos às coisas, em um ponto ou outro, elas mudarão. No começo, tal percepção pode pesar sobre a mente de uma pessoa. Pode ser uma fonte de grande tristeza. Pode até levar a uma dolorosa crise existencial se a outra perspectiva de impermanência não é explorada e abraçada.

Tudo desaparecerá um dia, não podemos mudar isso.


O que podemos mudar no entanto, é o nosso relacionamento com a própria impermanência. Podemos mudar a forma como interagimos com as coisas - podemos mudar nosso relacionamento com o mundo e com todas as coisas nele - com todos os nossos bens, nossa família, nossos amigos, incluindo nossos pensamentos e nossas emoções.

Ao estar sempre atentos à impermanência, valorizamos as coisas mais. Nós não atribuímos nossa felicidade a algo que permaneça o mesmo. Em vez disso, aprendemos a apreciar o que temos, enquanto a temos, porque sabemos que não vai durar para sempre. Nós saboreamos mais as coisas quando sabemos que são temporárias. Nós paramos de ter certeza, e isso é bom.

Quando você observa a impermanência dentro de tudo, você acaba apreciando mais a vida. Tudo se torna precioso. As cores tornam-se mais vívidas. Os cheiros tornam-se mais intensos. As sensações tornam-se sensacionais. Toda experiência torna-se única, linda e rara. É uma prática que aprofunda seu respeito por tudo - não importa se é seu pai ou seu parceiro, sua caneca de café ou seu carro, seu trabalho ou sua casa, sua caminhada no parque ou seu tempo gasto com seu cachorro - pois todos desaparecerão um dia, então ofereça-lhes o seu respeito, amor, admiração, reverência, gratidão e compaixão enquanto ainda estão aqui.

Mergulhe plenamente em cada momento. Envolva-se na sua consciência e sinta gratidão por tudo o que contém cada momento.


Viver de forma tão consciente diminui as dores sofridas durante a perda. Não temos arrependimentos, o que compõe uma grande parte do sofrimento. Não há arrependimento quando você amou algo com sua intenção máxima e você o apreciou em cada momento que você compartilhou. Uma tristeza em sua passagem ainda pode estar lá, mas a dor é ofuscada pela abundante alegria. Você se sente abençoado por sua presença em sua vida, não importa quão rápido tenha parecido ser. Você está grato por sua experiência.

Quando algo que você possui quebra ou estraga, você pode simplesmente dizer: "Tudo acaba um dia".


O tempo todo, você sabe que suas coisas eventualmente vão quebrar ou estragar. Nada dura para sempre. Quando alguém próximo a você morre, você não vai ficar feliz, mas saberá aceitá-la como parte natural da vida. Você sabia que este dia viria. Isso acontece com todos. Celebre a vida ao invés de temer a morte. Você é abençoado por tê-los conhecido e compartilhado parte de sua vida com eles.

O que antes poderia ter sido uma grande tristeza, pode ser transformado em uma alegria que transborda em tudo o que você encontra.

Tendo consciência da impermanência, apreciamos mais a vida.


Tendo abraçado a impermanência mergulhamos mais atentamente na beleza de uma flor. Saboreamos melhor os momentos pois sabemos que eles vão ter um fim. Aproveitamos cada situação mais profundamente. O mesmo pode ser dito para todas as pessoas em sua vida. O mesmo vale para dificuldades pessoais, dor, sofrimento ou estresse, você sabe que essas fases também não vão durar.

Abraçar a impermanência é a maneira mais eficaz de cultivar gratidão, felicidade e bem-estar em sua vida.

Quando você está grato por tudo o que você tem, incluindo cada momento em que você toma outro fôlego, a felicidade transborda.


Você se encheu do calor da apreciação por tudo e todos que você encontra e por todas as experiências que você tem. Você se abençoou com uma gratidão que você não pode conter e isso deixa você com um resplendor de felicidade que é mais genuíno do que qualquer um poderia imaginar.

--------------------

Post original: http://www.zenthinking.net/blog/understanding-and-embracing-impermanence

2 comentários:


  1. SKROTBİL – SKROTBİLER
    Alle biler ender på et eller andet tidspunkt som skrotbil. De bilvrag, der bare bliver efterladt i baghaver og på gaden er til stor skade for miljøet.


    HØJ SKROTPRÆMIE
    Vi modtager alle slags biler: Personbiler, Varebiler, Skrotbiler , Skadede og defekte biler, https://skrotpriser.com Danmarks Højeste Skrotpræmie 2018


    TİLBUD PÅ DİN SKROTBİL
    Det eneste du skal gøre, er at udfylde vores kontakt – formular og trykke send. Så ringer vi dig op, og giver dig et super godt tilbud på skrotbil

    ResponderExcluir