quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Se libertando do consumismo

"Não se incomode muito em ter coisas novas, sejam roupas ou amizades. Venda suas roupas, conserve seus pensamentos."
- Henry David Thoreau

Não somos consumidores. Nós somos pessoas.

Não deveríamos viver para apoiar as corporações. E, no entanto, se você observar como funciona a sociedade atualmente, parece que estamos vivendo exatamente para isso. Vidas destinadas a ganhar dinheiro para sustentar um hábito de compra, ou uma grande casa e dois carros ou entretenimento de luxo.

Nós gastamos nossa infância - anos preciosos que passam muito rápido - nas escolas voltadas para nos dar a melhor chance de conseguir um emprego. Em seguida, nos formamos e fomos pressionados a ir para a faculdade (e, muitas vezes, contraindo um grande dívida no processo) para que possamos ter a melhor chance de conseguir um emprego bem remunerado.

Em seguida, nos matamos para conseguir um dos cobiçados, mas limitados, empregos bem remunerados. Os vencedores são recompensados ​​com casas grandes e SUVs e roupas de marca ​​(e muita dívida para manter tudo isso). Os perdedores estão presos em trabalhos que odeiam, comendo fast food e almejando estar no primeiro grupo.

De qualquer forma, aceitamos nosso rótulo de consumidores. Tudo é resolvido pelo consumo - quando estamos estressados, compramos. Quando queremos nos divertir, nós compramos o entretenimento. Nós compramos nossos alimentos em pacotes, nós consertamos a nossa falta de saúde através da compra de remédios, vitaminas e equipamentos de ginástica. Nós corrigimos nossa dívida comprando livros de finanças pessoais, depois fazemos mais um empréstimo.

Nossas vidas estão intrinsecamente conectadas aos nossos hábitos de compras. Somos escravos das corporações, presos em um trabalho que não gostamos para comprar coisas que não precisamos.

E se pudéssemos sair disso?


Qual é a alternativa?


O engraçado é que existem milhões de alternativas. Mas nós fomos tão treinados para acreditar que existe apenas um jeito, que mal podemos imaginar algo diferente.

O que seria a vida sem publicidade, shopping centers, compras on-line, trabalhando para grandes corporações, usando grandes logos em toda a nossa roupa, possuindo logotipos da Apple em todos os dispositivos que possuímos, assistindo filmes e programas de televisão desenvolvidos por grandes corporações e feitos para as massas?

Seria mais silencioso, talvez, com mais tempo livre, certamente. Sem ter que comprar tanto, trabalhamos menos. Que conceito revolucionário! E ainda assim: os desenvolvimentos na tecnologia não resultaram em menos trabalho, pelo contrário (uma leitura obrigatória: O Elogio ao Ócio de Bertrand Russell).

Não seria muito melhor se começássemos a focar mais nas pessoas em vez de coisas? Se pudéssemos realmente dar uma pausa para fazer uma refeição decente em fez de apenas abocanhar um hambúrguer? Não seria melhor sair mais ao ar livre? Trabalhar menos?

Isso tudo soa utópico, é claro, mas não é. É possível sim levar uma vida mais leve, mas a primeira coisa que devemos nos libertar é do consumismo.

Passos para a liberdade


Devemos primeiro nos tornar mais conscientes do que foi feito às nossas mentes. Quando assistimos um anúncio na TV, em um filme, na web, quais impulsos eles tentam criar na gente? Por que estamos assistindo o anúncio? Podemos evitá-lo?

Assista menos TV. Evite shopping centers. Bloqueie anúncios na web. Compre menos. Quando você tem necessidade de comprar, considere se é uma verdadeira necessidade ou apenas um desejo. Aprenda a se contentar com a vida tal como é, ao invés de querer comprar coisas para melhorá-la.

Se há algo que você realmente precisa, considere pegar emprestado (Você conhece o Tem Açúcar?) ou comprar usado. Se você comprar o novo, tente comprá-lo de uma pessoa real em vez de uma corporação.

Seja criativo. Encontre formas gratuitas de entretenimento. Participe de cooperativas. Se for realmente mudar de vida que tal você mesmo criar uma cooperativa de pessoas da sua área de atuação, é melhor que trabalhar para grandes empresas.

Aprenda a construir coisas, costurar e cozinhar. É simples e é tudo o que precisamos.

Evite os valores das corporações, do consumo e do desejo.

Torne-se livre. Você merece isso.

"Deve haver mais na vida do que tentar ter tudo!"
- Maurice Sendak

----------------------

Texto original: Breaking Free From Consumerist Chains

Um comentário:

  1. SKROTBİL – SKROTBİLER
    Alle biler ender på et eller andet tidspunkt som skrotbil. De bilvrag, der bare bliver efterladt i baghaver og på gaden er til stor skade for miljøet.


    HØJ SKROTPRÆMIE
    Vi modtager alle slags biler: Personbiler, Varebiler, Skrotbiler , Skadede og defekte biler, www.skrotpriser.com Danmarks Højeste Skrotpræmie 2018


    TİLBUD PÅ DİN SKROTBİL
    Det eneste du skal gøre, er at udfylde vores kontakt – formular og trykke send. Så ringer vi dig op, og giver dig et super godt tilbud på skrotbil

    ResponderExcluir