segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A arte de lidar com críticas de forma gentil

"Pessoas comuns se enfurecem quando alguém age de forma não convencional, como se essas dissidências fossem uma ofensa pessoal" - Bertrand Russell
Se você vai fazer alguma coisa interessante no mundo, as críticas serão inevitáveis.

Você será criticado por que cometerá erros; será criticado por que pessoas terão inveja; também por que as pessoas sempre tem opiniões sobre qualquer coisa interessante; será criticado por pessoas que querem te ajudar, essas são as críticas construtivas; mas também será criticado por pessoas que só querem te derrubar, seja por que é você, seja por que não vê espaço para nenhuma nova ideia no mundo.

O grande segredo, ao navegar no mar de críticas, é saber diferenciar as críticas construtivas das críticas destrutivas. E, principalmente, respondendo a todas elas de forma gentil.

Como lidar com críticas


É visível a quantidade de comentários ofensivos que se vê na internet hoje, existem comentários bons e construtivos, mas os negativos e com a intenção de ofender são muito mais númerosos. Embora muitos desses façam o "sangue ferver" no momento da leitura, é importante deixar a emoção de lado nessa hora e trabalhar com a razão.

Todo comentário, por mais ofensivo que seja, pode ter algo aproveitável. Ao receber uma crítica, principalmente negativa, o primeiro passo é para trás. Observe aquela crítica sem entrar na defensiva, sem deixar ser levado por sentimentos. Deixe a emoção de lado, deixe que esse sentimento de ofensa passe, e então observe o comentário como ele é. Ele faz sentido, apesar do tom?

Se ele fizer sentido agradeça pela crítica e diga que aprendeu algo com ela, saia da defensiva, baixe as defesas, entenda o ponto de vista do outro. Mas principalmente agradeça, deixe que a pessoa saiba que você realmente ouviu o que ela disse e que você agradece pela crítica.

Essa ação gera dois efeitos imediatos, um em você, que passará a ficar menos defensivo e menos propenso a ter reações emocionais turbulentas. O outro efeito é naquele que fez a crítica, se o autor da crítica queria apenas te ofender, ele terá uma surpresa com a resposta. Pessoas que deixam comentários rudes na internet, normalmente não esperam ser bem tratados, ou mesmo respondidos, muito menos espera ser tratado de forma gentil. Eles se alimentam do caos que tentam causar, esse tipo de pessoa não está acostumada a ser bem tratada, muito menos com gratidão e empatia.

A crítica sempre é um combustível poderoso, mas você precisa aprender a manejá-la. Ela pode explodir o seu caminho e lhe impedir de continuar com seus projetos, objetivos e sonhos, ou ela pode ser utilizada para impulsionar todos eles.

Como não lidar com críticas


Críticas podem te jogar para baixo, se você deixar. Muitas pessoas ficam desencorajadas quando são criticadas e acabam por desistir. É compreensível, mas por que deixar que simples palavras de outras pessoas, muitas vezes desconhecidas, tenha tanto impacto em sua vida? Às vezes bastam algumas palavras para que uma pessoa fique o dia, ou mesmo o mês, de mal humor.

Sempre haverão críticas, ninguém estará a salvo delas, mas é necessário resistir e dar continuidade ao trabalho. Imaginem se Shakespeare, ou Einstein, ou Gandhi tivessem desistido de seus projetos de vida só por que receberam uma enxurrada de críticas?

Algumas pessoas vão responder às críticas com agressividade e raiva e, em sua defesa, vai lançar ataques e falácias, o outro, por sua vez, vai ser ainda mais agressivo. E o ciclo se perpetua.

Só você pode cessar esse ciclo de violência e você fará isso graciosamente com atenção e empatia. Se você ficar com raiva, primeiro pare, respire e pense. Não perca seu temperamento, não ataque, não seja agressivo e nem passivo-agressivo, não se defenda, não leve para o pessoal (por mais pessoal que seja). Você desarma um comentário agressivo quando o responde com sabedoria.

Produza coisas fantásticas


Não deixe que as críticas atrapalhem seus projetos. Se alguém critica sua escrita, continue escrevendo e melhore, estude pessoas que façam isso bem, aprenda com eles. Crie! Não pare de tentar, não pare de criar, eu tenho certeza que você pode fazer coisas maravilhosas, basta não desistir.

Faça algo diferente, mostre ao mundo uma forma dele se tornar um lugar melhor, contribua. Não faça aquilo que todo mundo está fazendo, teste caminhos diferentes. Não siga junto com a correnteza, se muita gente já está fazendo a mesma coisa faça algo diferente.

Crie algo fantástico e compartilhe com o mundo. A crítica virá de um jeito ou de outro, no entanto você não precisa se deixar abater por ela, você pode usá-la a seu favor.

Como receber críticas de forma graciosa


Antes de tudo: pare e pense. Normalmente temos uma tendencia defensiva de sempre se justificar perante uma crítica, infelizmente isso é muito comum, é um mecanismo de defesa do ego para que ele não saia ferido. Portanto a primeira coisa a fazer é se acalmar, deixe que as emoções se acalmem. Nunca responda nada se estiver com raiva, enquanto você estiver com raiva, o melhor é não responder.

Ao parar para pensar observe a crítica de forma impessoal. Tente descobrir se a pessoa está tentando te ajudar a melhorar no que você estiver fazendo, essa crítica pode se tornar uma sugestão positiva? Ou a pessoa apenas é um troll querendo caos? Talvez seja apenas alguém de mal humor querendo descontar em você. Pode ser apenas inveja, ou maldade mesmo. Mas de toda forma tente achar a razão da crítica.

Para além da motivação do crítico, pergunte a si mesmo se a crítica é válida. Algumas vezes, apesar do tom, a crítica pode ser válida e aplicável, mas não deixe que isso te coloque para baixo, em vez disso use para melhorar. Temos que admitir que não somos perfeitos, todos temos muito a aprender e a aperfeiçoar. Todos nós cometemos erros e devemos estar abertos para corrigi-los.

Agradeça a pessoa que te criticou. Muitas vezes as críticas são feitas genuinamente para te ajudar. Assim como é preciso ter coragem para criar algo novo, também é preciso de um pouco de coragem para criticar, principalmente quando se trata de uma crítica construtiva. Portanto seja grato, mesmo que a pessoa não esteja motivada a te ajudar. Toda crítica merece uma resposta, a pessoa gastou um tempo para ver o que você tem produzido, além de ter dado um feedback, ou seja, pelo menos você gerou uma reação, o que já é, por si só, algo muito positivo.

Responda racionalmente e com calma. Em vez de ser defensivo seja sincero, compartilhe suas razões, conheça outros pontos de vista, se existir algo de válido na crítica você se aperfeiçoará.

Caso não consiga responder com calma é preferível o silêncio. Essa é a regra de ouro, seja gentil ou simplesmente não responda. Pronto, uma vez que você respondeu de forma gentil você pode usar o que aprendeu e continuar a trabalhar em seu fantástico projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário