quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A arte Zen de fazer

"Antes de se iluminar, corte lenha e carregue água. Depois que atingir a iluminação, corte lenha e carregue água." Provérbio zen

No caos do mundo moderno há beleza em simplesmente fazer. Somos inundados de e-mails, notícias, conversas, eventos e outras demandas que acontecem ao nosso redor. Nossa mentes se tornam um dilúvio constante de pensamentos do passado e preocupações do futuro. As distrações nos fragmentam em várias direções.

Mas tudo isso pode desaparecer quando nos concentramos apenas no que estamos fazendo. Não importa o que fazer, seja sentar, andar, ler escrever, comer, lavar roupa, conversar, jogar. Ao focar no que estamos fazendo, nós deixamos cair as nossas preocupações e ansiedades, ciúme e raiva, luto e distração.
"Ao caminhar, caminhe. Ao comer, coma." Provérbio zen
Você está no meio de seu dia hoje e você é pego na tempestade de pensamentos, sentimentos, tarefas, reuniões e comunicações desse dia.

Pare, respire. Deixe que tudo isso desapareça.

Agora se concentre em fazer uma coisa, apenas uma tarefa nesse momento. Escolha essa tarefa e foque nela, apague todas as outras distrações. Sério, apague tudo de sua mente e feche seu navegador (quando acabar de ler esse texto :).

Deixe qualquer pensamento, que não esteja ligado ao que você está fazendo, se dissipar. Eles tentarão voltar, se forem muito insistentes, anote-os e deixe-os ir, volte o foco para o que você está fazendo.

Se você estiver lavando louça, faça devagar, sinta cada sensação. Se você está comendo uma fruta, sinta o gosto e as texturas, esteja consciente de sua fome, ou da falta dela. Se estiver escrevendo algo, coloque seu coração na escrita, se torne o texto.

É só fazer.

O resto do mundo se torna apenas distração sem sentido. É só você e seu fazer e você percebe que é apenas isso que importa.
"Zen não é um tipo de emoção, mas a concentração em cada ação de nosso dia-a-dia" Shunryu Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário