terça-feira, 26 de julho de 2011

A arte perdida da solitude

"Nunca encontrei companheiro tão sociável quanto a solidão. Normalmente estamos mais solitários entre outros do que quando ficamos em nossa própria câmara." Henry David Thoreau



Embora essa era ultra-conectada tenha seus pontos positivos eu gosto de dar um passo atrás e me desconectar, regularmente dou um tempo para a velha solidão. Você não precisa ser um monge ou um eremita para apreciar a solitude.

Algumas de minha atividades favoritas incluem sentar em frente o mar e contemplar... andar a pé sozinho e sem rumo... desconectar e escrever com tranquilidade... ler um bom romance em meio ao silêncio... tomar um banho demorado imerso em pensamentos.

Não me interprete mal, eu adoro estar entre meus entes queridos, andar com um amigo, ver o por do sol com minha esposa ou ler um livro com meu filho, estão entre as minhas coisas favoritas no mundo. Mas guardar momentos de solidão nesses tempos me parece uma necessidade absoluta.


Os beneficios da solidão

Por uma boa razão a melhor arte é criada na solidão, é quando estamos sozinhos que temos um acesso mais sincero a nossa própria alma. Alguns dos filósofos mais famosos, diariamente faziam caminhas solitárias e foram nelas que encontraram seus pensamentos mais profundos. A minha melhor escrita, e de fato, o melhor de qualquer coisa que eu fiz, foi criado em solidão.

Alguns benefícios que encontrei na solidão:
  • Tempo para pensar;
  • Auto-conhecimento;
  • Enfrentamos nossos demônios;
  • Espaço para criar;
  • Tempo para relaxar e encontrar a paz;
  • Reflexão sobre nossas ações, erros e aprendizado;
  • Isolamento das influências externas nos ajuda a encontrar nossa própria voz;
  • O silêncio nos ajuda a apreciar as pequenas coisas que se perdem no ruido.

Há muito mais benefícios, mas isso é para você começar. Os reais benefícios da solidão não podem ser expressos através de palavras, mas sim na prática.

Como praticar a Solitude

Primeiro você deve se desconectar. Desligue todos os seus meios de comunicação com o mundo, redes sociais, e-mail, msn, twitter, feche tudo. Se não for escrever ou criar algo digitalmente, desligue o computador, desligue também seus telefones.

Os próximos passos dependem de qual estratégia você quer usar:
  1. Se feche. Isso pode ser feito em seu escritório, fechando a porta ou simplesmente usando fones de ouvido com música a sua escolha. Se possível avise as pessoas ao redor que não gostaria de ser incomodado durante um determinado tempo. Em casa você pode fazer algo parecido, o ponto é encontrar uma forma de silenciar o mundo externo.
  2. Vá para longe. Essa é a minha forma favorita de encontrar a solidão. Sair de casa e desfrutar o ar livre, seja numa longa caminhada no parque, praia ou montanha, seja uma cafeteria tranquila ou apenas uma sombra para descansar e entrar em contemplação.
Mais algumas dicas:

  • Tente tomar um banho relaxante e tranquilo de vez em quando;
  • Se concentre em um bom livro;
  • Se você é casado e tem filhos, tente fazer um acordo com seu cônjuge para lhe dar um tempo sozinho e retribua o favor;
  • Faça uma caminhada todos os dias;
  • Chegue mais cedo no trabalho e aproveite o silêncio;
  • Tome uma boa xícara de chá;
  • Crie um momento diário para ficar desconectado;
  • Considere diminuir o fluxo de informação que você consome diariamente;
  • Use as mini-meditações para sentar em silêncio.
"Eu vivo nesse tipo de solidão que é dolorosa na juventude, mas compensadora na maturidade."
Albert Einstein

----------------------------------

Post Original: http://zenhabits.net/solitude/

Lei também: http://www.palavrasdeosho.com/2010/08/fique-consciente-da-sua-solitude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário