quarta-feira, 6 de julho de 2011

Se doe para o mundo

Na maioria das vezes pensamos que o nosso sucesso depende do foco que damos a nós mesmo. Mas isso não é verdade. Toda pessoa de sucesso sabe que o seu sucesso depende do valor que você dá aos outros. No entanto, muitas vezes esquecemos disso.

Funciona do mesmo jeito com a nossa felicidade, quando estamos muito concentrado em nós mesmos, em nossos objetivos e sentimentos, começamos a nos sentir deprimidos. Isso por que acabamos relacionando tudo que acontece à nossa existência, ficamos tão presos dentro de nosso ego que acabamos por nos sentir ofendidos com uma mínima negação, nos sentimos desrespeitados pelos fatos mais corriqueiros, como uma pessoa que não concorda com você, por exemplo. Mas as coisas não são assim, as pessoas estão apenas vivendo a vida delas.

Para você sair dessa auto-armadilha é só voltar sua atenção para os outros, se doar mais para os outros, tirar o foco de si e focar as pessoas ao seu redor. Você pode até pensar que, ao se doar para os outros, você está perdendo algo, mas não é assim, quanto mais você se doa aos outros, mais você recebe deles.

Essas ações funcionam de forma muito fantástica:

  • A melhor forma de ser interessante é se interessando pelas pessoas.
  • A melhor forma de ser amado é ser amável.
  • Quando você tenta entender as pessoas, as pessoas tentarão te entender.
  • Quando você ajuda as pessoas, elas são impelidas a te ajudar.

O interessante é que intuitivamente nós sabemos disso, mas às vezes nosso ego bloqueia o caminho, e se dá uma importância tamanha, que nos faz pensar que primeiro temos que receber, para justificar a boa ação. Mais ou menos pelo mesmo motivo que algumas vezes você prefere estar certo a ser feliz. Vale a pena?

Outra questão é não esperar por nada em troca, não faça as coisas com segundas intenções, isso não tem nada a ver com o karma é mais uma questão de expectativas. Se você faz as coisas esperando algo do outro essas expectativas podem se quebradas e você acaba perdendo a motivação. Em vez disso se coloque em uma posição de poder, se doe por que você pode se doar, não espere que os outros façam isso para você, dê o primeiro passo, mesmo que esse passo seja uma simples pergunta.

Aqui alguma sugestões de como começar a agir dessa forma com as pessoas ao seu redor:
  • Diminua a expectativa que vocês têm das pessoas mais próximas, como parceiro ou família. Em vez de esperar que eles atuem conforme você quer, passe a dá-los aquilo que querem de você, demonstre que eles significam muito para você.
  • Doe atitude. Essa é uma das formas mais compensadoras de se doar. Quando você mostra uma atitude forte e positiva isso terá um efeito surpreendente nas pessoas a seu redor. A energia positiva afasta qualquer energia negativa, as pessoas se sentem impelidas a se tornarem positivas também.
  • Em vez de julgar as pessoas mostre um caminho positivo. Quando pessoas vêm reclamar sobre a vida o universo e tudo mais, as vezes pensamos que ela é o problema, que ela é responsável pelas mazelas de sua vida mas, embora isso seja verdade na maioria das vezes, não os julgue, não fique apontando erros do passado, tente mostrar soluções, tente passar para a pessoa a mesma atitude positiva que você tem. Quando os outros vêem que é possível, quando tem um exemplo a seguir, elas se empenham mais em resolver problemas.
  • Demonstre gratidão. Quando você deixa claro que as pessoas ao seu redor te importam muito elas se sentem muito bem, isso tem um grande impacto positivo na sua relação. Explicite as razões por gostar das pessoas ao seu redor, as razões por amar quem você ama.
  • Ofereça ajuda. Mesmo que não tenha nada de específico que você possa fazer por alguém, deixe claro que você está disposto a ajudar.

Pode parecer coisa muito simples, mas são pequenas ações aplicadas em seu micro cosmo que tem o poder de mudar o mundo, as revoluções começam em uma pequena mudança de atitude.

-------------------------

Post Original: http://zenhabits.net/how-giving-changes-everything/

Nenhum comentário:

Postar um comentário