terça-feira, 19 de julho de 2011

Momento de Quietude

Fique quieto pelo menos por um momento. Ouça o mundo a sua volta. Sinta sua respiração e expiração. Escute seus pensamentos. Observe os detalhes do ambiente. Encontre a paz na quietude.

Na sociedade moderna, a ininterrupta atividade é o modo padrão de vida, se não dos nosso corpos, pelo menos da mente. Corremos o dia inteiro, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, falando ao telefone, respondendo e-mails, mudando de uma aba a outra no navegador, atualizando insistentemente a página do twitter e facebook em busca de atualizações freneticamente. E quando vamos para casa para finalmente descansar, ligamos a televisão e ficamos mudando de canal, sem nada ver. Perdemos o tempo de contemplação, o tempo em que realmente estamos conscientes do ambiente interno e externo, perdemos a paz.

Muitas vezes essa necessidade de movimento é algo contraproducente. Sei que a sociedade deseja de nós a proatividade e que a inércia é vista como algo ruim, no entanto o excesso de ação as vezes é pior que a não ação. Você pode criar uma correria desenfreada para não obter nenhum resultado, ou fritar a mente tentando se atualizar de tudo que ocorre no mundo sem realmente ter prestado atenção em nada. Além disso nossas ações aceleradas podem machucar as pessoas a nossa volta, ficamos tão imersos nessa telinha que por vezes nem viramos o rosto para conversar com a pessoa ao lado.

Acabamos por interiorizar tanto essa necessidade de ação que quando somos forçados a ficar parados - numa fila, ponto de ônibus, ou sala de espera por exemplo - somos abatidos por uma grande ansiedade e procuramos por todo lado algo para nos distrair. A maioria simplesmente gruda os olhos em seus smartphones e continuam "conectados", outros trazem um livro para ler, quem não tem nenhum das opções se sente incomodado com o esperar.

Pare apenas um momento e pense sobre como você está gastando seu dia, como você acorda, se arruma para ir ao trabalho (ou escola), como você age na empresa, como são suas noites e fins de semana. Você está constantemente correndo, lendo, respondendo mensagens, checado notícias e absorvendo todo o fluxo ininterrupto de informações?

Se for realmente assim que você quer gastar sua vida, então que a paz esteja com você. Mas a minha sugestão hoje é que você busque um momento de quietude, sem pensar no que fez ou o que deixou de fazer, simplesmente esteja consciente desse momento. Depois de um ou dois minutos de calmaria tente imaginar como sua vida seria se você fosse com mais tranquilidade, sem pressa, mais contemplação, menos fluxo de ações, mais paz.


Tente viver de acordo com essa visão.

É bastante simples, você só precisa ficar parado algumas vezes durante cada dia. Quando perceber que está muito elétrico ou muito ansioso, pare e respire. Volte aos seus afazeres com mais tranquilidade. A partir dai foque no momento e saboreie a quietude. Esse é um tesouro que sempre estará disponível.

Tao Te Ching

Não é sábio se atirar
Encurtar a respiração causa muito estresse.
Use muita energia e
Logo você estará esgotado.
Esse não é o caminho natural.
E qualquer coisa que vai contra o caminho natural
Está fadado a perecer prematuramente.

----------------------------

Post Original: http://zenhabits.net/be-still/

Nenhum comentário:

Postar um comentário