terça-feira, 5 de julho de 2011

Top 20 de Motivações

Uni todos os tópicos de motivação que, se usados em combinação, são uma forma quase certa de atingir os seus objetivos. Atingir metas não é uma questão de ter disciplina (como já vimos no post anterior), é uma questão de motiva a si mesmo e manter o foco. Siga essa lista com qualquer combinação que funcione para você e você obterá o foco que precisa para atingir suas metas.

#1 - Sempre pense positivo. Dissipe os pensamentos negativos. Monitore seus pensamentos e seu discurso interno. Além de todos os pensamentos aparentemente caóticos que temos durante o dia, nós conversamos com a gente mesmo em pensamento, temos um discurso interno que fica em looping. Comece a prestar atenção nesse discurso e tire dele todos os pensamentos negativos, não o deixe no automático, repense cada palavra e transforme num discurso coerente e positivo. Manter um pensamento positivo pode ser incrivelmente poderoso.

#2 - Faça um compromisso grandioso e público e se comprometa de verdade. Crie um blog e anuncie ao mundo que você tem um objetivo e que vai se comprometer a atingí-lo. Coloque uma data para alcançar o objetivo e mostre as pessoas.

#3 - Crie uma competição amigável. Todos somos competitivos por natureza, alguns mais que outros. Aproveite essa parte de nossa natureza como combustível para seus objetivos. Se você tem um parceiro de treino ou amigos, você já tem tudo que precisa para uma competição amigável. Ver quem consegue manter o pacto de escrever todos os dias, ou se manter mais em forma, ou completar pequenas provas (quests) durante o mês. É só certificar que será uma competição saudável e que se apóiem, além de competir.

 #4 - Mantenha um diário de seus objetivos. Escrever todos os dias é um fator incrivelmente motivador e você pode usar isso para atingir qualquer meta. Não escreva apenas como foi o seu dia, ou como tentou cumprir sua missão diária, escreva como sentiu, se cometeu erros, o que poderia fazer para melhorar. Pode parecer difícil no começo, mas se você estiver comprometido com seus objetivos, o diário será o registro de sua vitória.

#5 - Visualize seus objetivos de forma clara, pare em alguns momentos durante o dia e visualize o objetivo, lembre-se dele. Você pode simplesmente fechar os olhos e imaginar o objetivo já concluído, imagine como você estará se sentindo no momento. Em que lugar você está? Com que pessoas? Como está vestido? Forme a melhor imagem mental possível. É importante que crie o hábito de fazer essa visualização todos os dias, pois é um dos fatores que vão continuar te motivando para objetivos de longo prazo.

#6 - Nunca pule dois dias. Somos humanos e somos imperfeitos, pode ser que algum dia você não possa fazer os exercícios que fazem parte de seus objetivos. Mas não pule o segundo dia, é bastante comum quando perdemos um dia e a preguiça nos invade brutalmente já no segundo dia, e se você pula o segundo dia será fácil desistir de tudo. Portanto, se você pulou um dia e quer pular o segundo, não faça isso, use toda a sua força de vontade disponível e mantenha sua meta.

#7 - Se torne consciente de seu desejo de desistir e esteja preparado para ele. Mais cedo ou mais tarde você vai querer desistir. De forma inconsciente, nós desejamos seguir o caminho mais fácil. O truque é se tornar consciente disso, pense sobre esses impulsos, traga-os para o nível consciente. Um truque simples é anotar um placar, você marca um tracinho para cada vez que você pensou em desistir. Isso trará o desejo a nível consciente e então você poderá controlá-lo.

#8 - Faça nota dos motivos mais importantes, dê poder a esses motivos, guarde parte de seus pensamentos para eles. Se você se sente inseguro socialmente e precisa perder peso para se sentir melhor, então dê força a esse motivo.

#9 -  Procure um treinador, ou se inscreva em aulas. A presença deles já vão motivá-lo a fazer alguma coisa. Isso pode ser aplicado a qualquer objetivo, pode ser que você tenha que gastar algum dinheiro nisso, mas funciona. Se não quiser gastar nada procure entre seus amigos alguém que te apoie, você sempre vai achar alguém que tem objetivos parecidos com o seu.

#10 - Encontre inspiração diariamente. A inspiração é um dos melhores motivadores e pode ser encontrada em toda parte. Busque essa inspiração todos os dias para manter uma motivação de longo prazo. Entre as fontes de inspiração existem: blogs, histórias de sucesso, fóruns, amigos e familiares, revistas, livros, citações, músicas, fotos, pessoas que você encontra, etc.

#11 - Divida seu objetivo em pequenas metas. Às vezes os objetivos de longo prazo podem ser esmagadores, depois de pouca semanas já podemos perder a motivação, pois ainda temos meses pela frente. É difícil manter a disposição por períodos longos, portanto divida em objetivos de curto prazo. Se você planeja perder peso durante todo o ano, divida isso por mês.


#12 - Sistema de recompensas. Se recompense por bons resultados, não apenas quando terminar o seu maior objetivo, use um combo com o tópico (#11) anterior de dividir o objetivo em pequenas metas e se recompense em cada uma delas. Faça uma lista de pequenas metas e relacione com uma recompensa apropriada. Por apropriada quero dizer que deverá ser proporcional ao esforço que você teve, não vá se dar uma viagem de fim de semana para cada quilômetro de corrida. A recompensa também não deve atrapalhar o objetivo, se você está na corrida para emagrecer não se recompense com um rodízio de pizza, se a ideia é acordar cedo, não se recompense dormindo o dia inteiro. Isso seria auto-destrutivo.

#13 - Seja paciente. Eu sei que isso é muito mais fácil de falar do que fazer. Nós fomos condicionados a esperar resultados imediatos, queremos ver tudo acontecer instantaneamente. Mas vamos com calma, vamos deixar essa ansiedade de lado e dar um passo de cada vez. Se você quer perder peso lembre-se que isso vai demorar, não acontece do dia para noite. Se quer correr numa maratona você vai ter que treinar o ano inteiro para condicionar sua capacidade física. Se você acha que não está tentado resultados, não desista, nem sempre os resultados de nossos esforços são imediatamente visíveis. Tente se motivar com seu esforço, não com seus resultados, pois o último é apenas fruto do primeiro. Algo que funciona comigo é fazer alguma coisa como se ele nunca fosse ter um fim, como começar uma caminhada como se eu nunca fosse chegar no objetivo.

#14 - Sinta prazer. Uma das principais razões para adiar um objetivo é por que o relacionamos com um trabalho árduo e cansativo. Mas tente transformá-lo em algo divertido ou prazeroso. O que tem funcionado bem para mim é transformar objetivos em missões, como um jogo, um RPG da vida real.

#15 - Basta começar. As vezes nós ficamos adiando o começo da caminhada, dizemos que vamos começar no mês que vem, quando estiver mais quente, ou esperar ter alguma motivação interna especial. Quando o objetivo é de longo prazo ensaiamos toda uma preparação antes de começar. Não precisa ser assim, você só precisa dar o primeiro passo, depois a coisa flui naturalmente. Temos esse problema com a imaginação, acordamos e já imaginamos o frio lá fora, o quanto a água do chuveiro estará fria, e deixamos essa imaginação tomar lugar da realidade. Imagine menos, pense menos, normalmente a realidade é muito mais suave do que a gente imagina.

#16 - Consiga um parceiro de treino. Permanecer motivado por si mesmo as vezes é difícil, mas se você encontrar alguém com objetivos semelhantes (correr, fazer dieta, finanças, etc) faça uma parceria. Assim vocês podem se apoiar e não deixar que o outro fracasse. Mesmo que os objetivo sejam totalmente diferentes você ainda pode fazer isso, compartilhe resultados, dê motivação, acompanhe o progresso um do outro.

#17 - Imprima seus objetivos e mantenha num local visível. Você pode fazer isso com uma lista comum, uma foto ou mesmo uma citação, coloque num local que você veja todos os dias. Mas não deixe que a visão desses objetivos se automatizem em sua mente, sempre que ver essa lista visualize seus objetivos em sua mente (como no item #5). Use isso como foco e adapte como quiser se achar que está pouco efetivo, por exemplo, se você colou na parede mas não percebe que aquilo está lá, não adianta, talvez seja melhor enviar um e-mail automático todos os dias. O foco é o que te manterá no caminho de um objetivo de longo prazo, se você perde o foco, perderá motivação, portanto sempre tenha algo para te lembrar desse objetivo e te manter focado nele.

#18 - Junte-se a uma grupo (seja on-line ou off-line) que tenha objetivos parecidos com os seus. Isso te manterá motivado, você verá pessoas que tem as mesmas motivações que você e possivelmente as mesmas dificuldades. Quando você se torna parte de um grupo o grupo tentará te manter motivado, vocês estão no mesmo barco, um vai ajudar o outro sempre que possível. Leia as experiências das outras pessoas e relate seus próprias experiências, seu progresso, suas dificuldades. Você receberá conselhos, apoio moral, e eles tentaram impedir que você desista.

#19 - Vá com calma. Muitas vezes, no começo de um grande objetivo, nós criar uma expectativa grandiosa e começamos com a corda toda, gastando toda a nossa energia logo no início. Segure um pouco sua emoção, reconheça suas limitações e comece devagar. Se você gasta toda sua energia no início seu entusiasmo tende a diminuir. Portanto vá com calma, gaste apenas metade da energia que você está disposto a gastar, não vá com muita sede ao pote. Planeje um sistema de evolução ao longo do tempo, por exemplo, se quiser correr de manhã não corra o máximo que suas pernas aguentarem, se acha que pode correr 5 quilômetros, comece correndo 2. Você sabe que pode ir mais longe, mas guarde essa energia para amanhã, assim você sempre se manterá motivado e não será freado pela exaustão. Com a dieta é a mesa coisa, você poderia ficar o dia inteiro sem comer, mas isso só aumentaria sua ansiedade a ponto de passar dos limites na próxima refeição. Portanto vá com calma, deixe espaço para que você posso evoluir.

#20 - Faça um gráfico de seu progresso. Ter um instrumento visual de seu progresso não só manterá sua motivação, mas também deixará registrado o que você tem feito, como tem feito e se dá para melhorar. Não precisa necessariamente ser um gráfico, você pode usar qualquer sistema de pontuação, é como se fosse um combo do item #4 (manter um diário) com o item #12 (sistema de recompensas), você deixa registrado e dá pontos ou tira pontos de si mesmo dependendo como você está indo em seus objetivos. Não deixe que uma pontuação baixa te desmotive, ao contrário, se esforce para fazer melhor amanhã e cumprir a meta.

------------------------------

Post Original: http://zenhabits.net/top-20-motivation-hacks-overview/

Nenhum comentário:

Postar um comentário