segunda-feira, 4 de julho de 2011

A disciplina é uma ilusão, em vez disso: Motive-se

O leitor Kamal postou uma grande questão em resposta ao meu pedido de sugestão de posts:

"Eu acho que a disciplina seria um bom tema, afinal, muito do que vocês falam requer uma certa quantidade da mesma. O exército foi bom para me ensinar a disciplina, mas no final percebi que ela vem de dentro. Assim como a maioria das coisas, ela é um hábito que pode ser trabalhado no decorrer do tempo. Gostaria de ouvir sua opinião sobre o assunto."

Começarei com uma afirmativa: Se você acha que não tem disciplina, então não precisa dela. O que você precisa é de se comprometer com o seu objetivo ou hábito e então se motivar para isso. Acredito que muitas pessoas acham que a disciplina é como um dom, algo que você tem, ou não tem, outras pessoas, como o Kamal, acham que é um hábito que pode ser desenvolvido. Mas o que exatamente estamos dizendo ao usar a palavra "disciplina"?

Se eu acordar cedo todos os dias para correr, eu tenho disciplina? A maioria das pessoas diria que sim. Mas, como alguém que acorda cedo todos os dias, e corre de manhã (não todos os dias) eu posso confirmar que eu não tenho disciplina. Eu não sou disciplinado, talvez eu nunca tenha sido disciplinado.

Então como explicar a rotina de acordar cedo e de certa forma ter um rotina saudável? Simples: eu tenho uma motivação adequada. Levanto todas as manhãs não por causa da disciplina, mas por que eu quero, e me condicionei a isso. Não faço minhas corridas matinais por que eu sou disciplinado, mas por que eu quero correr.

Vamos pegar o exemplo de alguém do exército, que é o exemplo típico de alguém disciplinado. Vamos dizer que o Sargento Lamar é rigorosamente disciplinado. Ele acorda muito cedo todos os dias, passa por uma rigorosa rotina durante a manhã, faz variados exercícios físicos, corre, faz flexões, abdominais, tem uma dieta moderada, arruma e guarda suas roupas de forma impecável. Em suma, ele é a disciplina em pessoa. Eu creio o contrário, ele não tem disciplina, mas sim motivação.

Vamos conferir alguns tópicos de motivação:
  • Ao entrar no exército você se compromete a tudo que isso implica, se torna um militar em tempo integral, todos estão cientes disso. Se você já está comprometido você já tem a motivação necessária para se manter na vida disciplinada, por isso você acompanhará de bom grado todos os hábitos do exército, como acordar cedo, fazer exercícios, manter a limpeza e ordem, etc. Esse é o tópico número 2 do nosso top 20 motivacional.

    #2: Faça um compromisso grandioso e público e se comprometa de verdade. Crie um blog e anuncie ao mundo que você tem um objetivo e que vai se comprometer a atingí-lo.


  • No exército você tem uma subjetiva competição interna sobre quem tem mais disciplina, esse é o número 3 do nosso top 20.

    #3: Crie uma competição amigável. Todos somos competitivos por natureza, alguns mais que outros. Aproveite essa parte de nossa natureza como combustível para seus objetivos. Se você tem um parceiro de treino ou amigos, você já tem tudo que precisa para uma competição amigável. Ver quem consegue manter o pacto de escrever todos os dias, ou se manter mais em forma, ou completar pequenas provas (quests) durante o mês. É só certificar que será uma competição saudável e que se apóiem, além de competir.


  • O Sargento Lamar tem fortes motivos para manter esses hábitos (tópico 8), esses motivos vão desde a manutenção de sua reputação, a evolução dentro da corporação e se tornar um exemplo a ser seguido.

    #8: Faça nota dos motivos mais importantes, dê poder a esses motivos, guarde parte de seus pensamentos para eles. Se você se sente inseguro socialmente e precisa perder peso para se sentir melhor, então dê força a esse motivo.


  • Ainda há vários outros pontos, mas vou apenas resumir alguns: sistema de prestação de contas público, você fica mais motivado quando sente que tem que provar algo ao mundo; sistema de recompensas por fazer um bom trabalho, se dê o direito de ter uma recompensa por suas realizações; realize seus hábitos com prazer; visualize sua vida com seu objetivo concluído e pensamento positivo, sempre.

Esse exemplo serve para observar que por trás da disciplina há motivação, se você removesse todas essas motivações - a pressão da opinião pública, as recompensas, o pensamento positivo, as razões poderosas, a responsabilidade, ocompromisso total, o concurso de apoio mútuo - Não sobraria disciplina.

Portanto, se você quer se tornar disciplinado, escolha as suas motivações, aqui algumas dicas:
  1. Escolha um hábito e se dedique a ele, não tente ser disciplinado com muitas coisas ao mesmo tempo, eu tentei isso muitas vezes e falhei miseravelmente, no começo escolha apenas um e foque nele.
  2. Crie um plano para a manutenção desses hábito. Anote o objetivo, crie uma meta mensurável e alcançável, com prazo. Divida o objetivo maior em pequenas fases e se recompense em cada uma delas. Monitore seus ímpetos e maus hábitos e anote cada recaída até você se livrar de todos eles.
  3. Mantenha o foco sobre o hábito o maior tempo possível, tente não se distrair com outras coisas. Poste fotos, citações, frases motivacionais, sua meta, a lista de recompensas, razões, etc, seja num blog, na parede do quarto, num e-mail automático, e qualquer outro meio que te faça ver aquilo todos os dias.
  4. Configure o ambiente para a manutenção de seu hábito ao longo do tempo, ou seja, configure os locais onde você passa a maior parte do tempo de forma a manter o hábito como se fosse para sempre.
  5. Celebre seu sucesso!
-------------------------

Post Original: http://zenhabits.net/discipline-is-illusion-motivate/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário