sexta-feira, 8 de julho de 2011

Hábitos Zen para adolescentes

Como melhorar sua qualidade de vida e felicidade quando você ainda não tem o controle total da sua vida?

Você muda o que pode mudar e para de tentar mudar o que não pode.

Por exemplo, se seus pais ficam constantemente com raiva de você, brigam muito com você, ficam focando em coisas negativas e são muito controladores, como proceder?

Tente isso:

Veja cada interação familiar como uma oportunidade:
  • Para praticar a paciência;
  • Para sentir empatia e cultivar compaixão pelos outros;
  • Diminuir as expectativas que você cria sobre como os outros deveriam agir;
  • Para de desejar que as coisas sejam diferentes do que são;
  • Ser grato em vez de alimentar frustrações.
Eu sei que é frustrante quando você não pode fazer o que você quer fazer. Adolescentes estão rapidamente se tornando adultos, e ainda assim não é dado a liberdade, o respeito, os direitos dos adultos.

Eu normalmente acho errado não dar aos adolescentes a liberdade que damos aos adultos, afinal, é com o mesmo tipo de justificativa que foi negada a liberdade para grupos minoritários por tanto tempo. Mas esse não é um texto sobre como tratar os adolescentes e sim sobre como os adolescentes poderiam agir diante dessa falta de controle sobre a própria vida.

Portanto, algumas sugestões:
  1. Pare de tentar mudar aquilo que você não pode. Você não pode mudar os seus pais. Você até poderia constantemente colocá-los em situações que criam uma mudança de atitude momentânea, mas isso não funciona muito bem, em vez disso simplesmente pare de desejar que as coisas sejam diferentes, aceite as coisas como elas são. Esse desejo ininterrupto de mudar tudo é o que causa a frustração. Se você aceita as pessoas como elas são você poderá entendê-las e pode começar a trabalhar melhor na relação que você tem com elas.
  2. Descubra o que você pode mudar. Mesmo se você tiver pouca liberdade existem algumas coisas que você pode mudar. Você pode gastar alguns minutos meditando? Você pode comer mais frutas e vegetais? Você pode andar mais? Você pode assistir menos TV e encontrar alguns minutos para criar? Você pode ter um blog? Você pode fazer algumas flexões no seu quarto? Você pode aprender a ser mais grato em todas as interações com os outros? Você pode abrandar um pouco? Você pode sorrir mais? Há muitas e muitas pequenas mudanças que você pode fazer, mesmo que você não possa fazer as grandes que você gostaria.
  3. Você pode sempre mudar sua mente. Aprender a viver o momento. Aprender a ser consciente de seus pensamentos. Aprender a ter menos pensamentos negativos. Aprender a ver as oportunidades em tudo. Aprenda a ver os erros e fracassos como uma oportunidade para aprender e melhorar. Aprender a ser grato, e compassivo, e gentil.
  4. Aprender a viver sem controle. Se você não controla grande parte da sua vida, adivinhem? Você é como o resto de nós. Nós só pensamos que temos controle sobre nossas vidas, mas isso é uma ilusão. Em vez disso, desista de tentar controlar as coisas, simplesmente lide com os acontecimentos conforme eles se apresentam.
Como já não sou mais um adolescente pode parecer que minhas palavras não tem valor, mas lembrem-se que já fui adolescente uma vez e atualmente sou pai de três adolescentes. Eu faço o meu melhor para mostrar-lhes respeito e compaixão, mas sei que eles ainda sentem frustrações. Se eles pudessem aprender essas lições, eles estariam muito à frente da maioria das pessoas.

-------------------------------

Post Original: http://zenhabits.net/teens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário